Você responde, CPA identifica e a FAM atende!

O que é a CPA – Comissão Própria de Avaliação?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela avaliação institucional na FAM. O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado em 2004, pela da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil.

O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Além de ser uma obrigatoriedade, a pesquisa da FAM é utilizada para identificar pontos de melhoria para o benefício dos alunos!

Próximas Pesquisas

09/2024
10/2024
11/2024

02 a 21 de Setembro - Autoavaliação CPA

Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional

A Autoavaliação CPA é fundamental para o planejamento e desenvolvimento de nossa instituição. De 02 a 18 de setembro, convidamos todos a participarem da análise dos processos estratégicos, alinhando missão, visão e políticas de qualidade. Sua contribuição é crucial para identificar melhorias e fortalecer nossas metas institucionais. Participe e ajude-nos a promover a excelência em todas as áreas!

07 a 23 de Outubro - Autoavaliação CPA

Políticas Acadêmicas e de Gestão, Infraestrutura

Entre 07 e 23 de outubro, focaremos na revisão das políticas acadêmicas, de gestão e infraestrutura. Este é um momento chave para avaliar como nossas políticas impactam a experiência acadêmica e a qualidade dos nossos recursos. Sua participação é essencial para garantir um ambiente de aprendizado seguro e inovador. Contamos com você para construir uma instituição ainda melhor!

06 a 20 de Novembro - Autoavaliação CPA

Avaliação das Disciplinas e Turmas

De 06 a 20 de novembro, realizaremos a avaliação das disciplinas e turmas. Esta é uma oportunidade para alunos e professores fornecerem feedback sobre o ensino, conteúdo e metodologia. Suas opiniões são fundamentais para aprimorar o currículo e as práticas pedagógicas. Participe e ajude-nos a preparar nossos alunos para os desafios do futuro!

Conquistas

Wi-Fi

Foi realizada uma reestruturação na rede wireless da instituição, atualmente são utilizadas 70 antenas com tecnologia 2.4Ghz, estão sendo incluídas mais 70 antenas com uma tecnologia mais atual que opera tanto em 2.4Ghz como em 5GHz. Serão redistribuídos os pontos para uma ampliação de sinal e potência. Além da ampliação da estrutura, será implementado um novo gerenciamento, monitoramento, segmentação e otimização da rede, com detecção de falhas, console de gestão integrado da rede e central de monitoramento NOC.

Refeitório

Reforma e disponibilização de um espaço dedicado à "cozinha" no campus, localizado no Bloco 1. O ambiente foi projetado pensando nas necessidades dos alunos, oferecendo um local com microondas, pia e mesas. Entendemos que, entre aulas, estágio e estudos, é essencial ter um momento de pausa e nutrição.

Troca telhado - Bloco 2

Significativa melhoria em nossa infraestrutura: a troca dos telhados no Bloco 2. Esta reforma é parte do nosso compromisso em proporcionar um ambiente de estudo e trabalho seguro e confortável. A renovação dos telhados no bloco 2 foi concluído no final do ano 2023.

Reforma banheiro - Bloco 2

Reformamos os banheiros do Bloco 2, piso inferior, localizado no corredor das clínicas. Agradecemos pela paciência durante o período de reformas e estamos sempre abertos a sugestões para melhorias futuras.

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Criação do Refeitório
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Corredor exclusivo para professores
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Wi-Fi para alunos FAM
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Reforma dos banheiros - Bloco 2
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Quem somos

A CPA é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada (docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da comunidade externa).

Sua atuação deve ser autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição e deve divulgar amplamente sua composição e todas as suas atividades.

A CPA tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação da FAM, em todas as suas modalidades de ação. A autoavaliação institucional tem um caráter educativo, pois fornece informações sobre o desenvolvimento da instituição, busca acompanhar as ações implementadas para a melhoria da qualidade do ensino e do seu comportamento social. Ao mesmo tempo, oferece elementos para a supervisão e fiscalização do Estado e presta contas à sociedade.

Contato: cpa@fam.br | Telefone: (19) 3465-8100 ramal 223 | Horário da CPA: Segunda à sexta das 13h às 22h

Egressos

Conte para nós como foi sua trajetória até chegar na FAM, durante a sua passagem por aqui, e como está hoje! Como a Faculdade de Americana contribuiu com sua caminhada? Tem alguma ideia para compartilhar?

Caixa Online de Sugestão (Aluno FAM)

Você também pode deixar um recado nas urnas de pesquisa localizadas na Secretaria, Sala dos Professores, Biblioteca, Recepção e RH.

Caso o aluno observe algo que não esteja em funcionamento correto, enviar e-mail para manutencao@fam.br

Avaliações Externas e Internas

Avaliação Externa

Realizada por uma Comissão designada pelo MEC/INEP para processos de autorização, reconhecimento e/ou revalidação de reconhecimento de cursos de graduação, ou de credenciamento ou recredenciamento da instituição.

Avaliação Interna

A CPA é responsável pela aplicação, coleta e/ou análise das informações das avaliações:

  • Avaliação Institucional: avalia a FAM de acordo com os 5 Eixos Avaliativos. A partir de 2014, o SINAES estabeleceu 5 Eixos para avaliação das Instituições de Ensino Superior, conforme apresentado abaixo:
    • Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional: O foco desse Eixo é a descrição e a identificação dos principais elementos do processo avaliativo da IES em relação ao seu PDI, aos relatórios elaborados pela CPA e aos demais documentos institucionais avaliativos.
    • Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional: Este Eixo tem seu foco no PDI e consiste na verificação da coerência existente entre esse documento e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão. Pretende, igualmente, verificar os diferentes caminhos percorridos (ou a percorrer) pela IES no contexto de sua inserção social, bem como sua atuação face à inclusão e ao desenvolvimento econômico e social, tendo sempre como base a missão, os propósitos e as metas anunciadas no PDI.
    • Eixo 3 - Políticas Acadêmicas: No Eixo “Políticas Acadêmicas” analisam-se os elementos constitutivos das práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando como meta o aprendizado. Enfatiza-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente.
    • Eixo 4 - Políticas de Gestão: O Eixo “Políticas de Gestão” tem como foco a verificação do desenvolvimento das políticas de pessoal e da organização e gestão da instituição. Abrange, ainda, elementos do planejamento e da sustentabilidade financeira da IES para garantir o seu pleno desenvolvimento de forma sustentável.
    • Eixo 5 - Infraestrutura Física: No Eixo “Infraestrutura Física”, verificam-se as condições que a IES apresenta para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
  • Autoavaliação: A autoavaliação discente visa a reflexão sobre o desempenho e cumprimento das atividades relacionadas às diversas disciplinas do seu curso. Para docentes, coordenadores, tutores e técnicos administrativos, a autoavaliação visa a reflexão sobre o exercício de suas atividades no semestre.
  • Avaliação de disciplina: Esta etapa da avaliação institucional ocorre semestralmente. O aluno é convidado a avaliar cada disciplina presencial / semipresencial que está cursando e o(a) professor(a) responsável, exceto Atividade Complementar, Estágio e TCC.
  • Avaliação das turmas: Nesta etapa da avaliação institucional, professores e tutores são convidados para avaliar a turma, de cada disciplina que ele(a) está ministrando nesse semestre. Esta avaliação visa fornecer informações para o aprimoramento para as turmas, servir de instrumento complementar para o planejamento acadêmico, e servir de subsídio ao processo de Avaliação Institucional.

Resultados das Pesquisas CPA

Período Avaliativo

Pesquisa
Stakeholders
Período e duração
2024/2025/2026 (Semestral)
Método
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
EIXO 2 - Desenvolvimento Institucional
EIXO 3 - Políticas Acadêmicas
EIXO 4 - Políticas de Gestão
EIXO 5 - Infraestrutura
Corpo Discente
Corpo Docente
Corpo Técnico – Administrativo
Coordenadores
Tutores
Março e Setembro
30 dias
Questionário Eletrônico e Portal FAM
Autoavaliação Individual
Corpo Discente
Corpo Docente
Corpo Técnico – Administrativo
Coordenadores
Tutores
Abril e Outubro
7 a 10 dias
Questionário Eletrônico e Portal FAM
Avaliação das disciplinas presenciais e semipresenciais Corpo Discente
Corpo Docente
Coordenadores
Tutores
Avaliação e acompanhamento do egresso Egressos Outubro
90 dias
Questionário Eletrônico e Portal FAM
Pesquisa Sociedade Civil Corpo – Técnico Administrativo Usuários dos serviços prestados 15 dias Questionário Manual
Instrumento de avaliação Interna – Período Avaliativo 2024/2025/2026

Legislação

  1. Constituição Federal de 1988 – art. 206, inciso VII, art. 208, art. 209 e art. 214;
  2. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  3. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 – Plano Nacional de Educação (PNE) – metas nº 6, 7 e 9 do capítulo sobre Educação Superior;
  4. Lei nº 10.681, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Prevê a criação da CPA no art. 11;
  5. Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006 – Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino;
  6. Portaria normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 – Republicada em 29 de dezembro de 2010. Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação;
  7. Nota Técnica Nº 14 /2014, de 7 de fevereiro de 2014. Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)– CGACGIES/DAES/INEP/MEC;
  8. Nota Técnica Nº 65/2014, de 9 de outubro de 2014. Roteiro de Relatório de Avaliação Institucional INEP/DAES/CONAES.